segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jornal Bullying



  ' Todos os dias,alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que muitos dizem ser "brincadeira".
   Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo que recebe o nome bullying , pode criar serias consequências ao desenvolvimento psíquico do aluno, fazendo com que caia sua auto-estima podendo até levá-lo ao suicídio , em casos  mais extremos e outras tragédias.

      Quem nunca foi "zoado" ou "zoou" alguém na escola ? Risadinhas,empurrões,fofocas,apelidos como : "rolha de poço" , "jóquei de Elefante" , "quatro-olhos" , "Raspútia" , "magrela" , ou até mesmo "nerd maldito" . Todo mundo ja testemunhou essas "brincadeirinhas" ou já sofreu com elas . Mas esse comportamento , e conciderado normal por muitos pais , alunos e até professores , está longe de ser inocente. Ele é tão comum entre crianças  e adolecentes  que recebe até um nome especial:Bullying . Refere-se à atos agressivos entre estudantes. Traduzindo ao pé  da letra , seria algo como intimidação. Quem sofre com o bullying é aquele aluno PERSEGUIDO,HUMILHADO,INTIMIDADO e muitas vezes visto como se fosse pior que os outros.
    Um médico "ARAMIS LOPES NETO" foi o coordenador do primeiro estudo feito no Brasil a respeito desse assunto - "Diga não ao bullying : Programa de Redução do comportamento Agressivo entre estudantes " , realizado pela associação brasileira  Multiprofissional de proteção à infância e Adolesência (Abrapia) . A pesquisa de Abrapia , que foi realizado com alunos de escolas de Ensino Fundamental do Rio de Janeiro, apresenta dados como o número de crianças e adolecentes  que já foram vítimas de alguma modalidade de bullying e isolamento. O objetivo de estudo é ensinar e debater com professores , pais e alunos de avitar que essas situações aconteçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário